O Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA foi criado em 12 de agosto de 1969, de acordo com a Reforma Educacional implementada em 1968 (lei 5.540). Antes da UFBA ser constituída formalmente (08/04/1946), já existiam em Salvador algumas instituições acadêmicas isoladas, como A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Bahia, fundada em 1941, com sede na Av. Joana Angélica, 183 (antiga “Cova da Onça”), que abrigava o Curso de Ciências Sociais. Com a criação da UFBA, este curso foi integrado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A primeira reunião da Congregação da FFCH aconteceu em 07 de agosto de 1969, sendo empossado como diretor o Prof. João Batista Neves. Cinco dias depois, foi criado o Departamento de Sociologia, inicialmente englobando as disciplinas de Antropologia, e o Prof. Renato Mesquita eleito como chefe. Dos 15 membros que formavam o seu corpo docente, apenas os professores catedráticos assinaram a ata de fundação do Departamento de Sociologia.
Antes da Reforma Educacional de 1968, parte significativa do corpo docente do Curso de Ciências Sociais era composto por professores formados em outras áreas, principalmente Direito. Poucos tinham dedicação integral ou exclusiva. Alguns deles tinham experiência de ensino em outras instituições acadêmicas do país, particularmente da UnB, tida como modelo de modernização da universidade brasileira. Foram eles os principais responsáveis pela criação do Curso de Mestrado em Ciências Humanas (1968), um dos primeiros no Brasil, tendo duas áreas de concentração, Ciências Sociais e História. Em 1984, o Departamento de História constituiu o seu próprio mestrado e em 1999 foi instituído o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Na década de 1970 novos membros foram admitidos e, no início dos anos 1980, chegou a contar com 30 professores. O processo de profissionalização dos professores começou, de fato, a partir da década de 1980, devido, entre outros fatores, a maior exigência de qualificação (pós-graduação) do corpo docente com dedicação exclusiva (DE). O primeiro concurso para professor titular do Departamento foi realizado em 1999, sendo aprovado o Prof. Paulo César Alves.
Ao longo da sua história, o Departamento de Sociologia passou por três grandes reformas curriculares: 1970, 1982 e a atual. No momento, o Departamento conta com 21 professores, todos com pós-graduados (doutorado), os quais estão agregados a diferentes grupos de pesquisas.